Confira 5 curiosidades sobre o mundo da Tecnologia da Informação e Comunicação

14/08/2020 - As TICs - Tecnologia da Informação e Comunicação

Conheça alguns fatos curiosos que envolvem a área de TI e de Comunicação


As TICs - Tecnologia da Informação e Comunicação - fazem parte do nosso cotidiano e, muitas vezes, nem nos damos conta. Desde o Wi-Fi e Bluetooth do seu celular até a captação e tratamento de imagem e som, muitas atividades só se tornaram possíveis por meio das TICs.

O percentual de empresas nacionais que utilizam computadores é de 93%, segundo o CETIC- Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação.

E para você se tornar mais íntimo desses recursos tecnológicos que fazem parte da nossa vida, trouxemos 5 curiosidades sobre o mundo da TI e Comunicação que você vai adorar saber:


1- O e-mail veio antes da internet

Quem veio primeiro: o ovo ou a galinha? Nesse caso, foi o e-mail mesmo. Em 1965, o Mailbox foi o primeiro sistema de e-mail desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Por sua vez, a primeira conexão de redes de internet foi em 1969, entre um professor da Universidade da Califórnia e outro do Instituto de Pesquisa de Stanford. O objetivo era interligar os laboratórios.


2- A primeira página web do mundo continua no ar!

Em 1991, foi lançada no world wide web, vulgo www., a primeira página da rede mundial de computadores. Você encontrará semelhanças entre seus primeiros trabalhos de programação e a origem dos primeiros sites: apenas links e textos.


3- Spam, Spam, Spam


A origem do termo contém variações. Ele pode tanto ser um acrônimo para “Sending and Posting Advertisement in Mass” ou seu lado negativo “Stupid Pointless Annoying Messages”.

Não poderíamos sair deste artigo sem falar da piada britânica que envolve o termo spam em torno da carne enlatada. O termo ficou conhecido no humor inglês pelo grupo Monty Python e foi utilizado pelo público das primeiras salas de bate-papo, referindo-se a todo conteúdo enviado de forma repetida e sem sentido.

Mais tarde, com os envios na década de 90, spam começou a significar e-mails não solicitados.


4- Firefox não é uma raposa, e o Linux é um pinguim, sim!


O mascote do navegador Mozilla Firefox não é uma raposa e sim um panda vermelho. Por não ser muito conhecido e ser chamado de “raposa vermelha” em inglês, o design puxou os traços mais para uma raposa do que propriamente um panda.

E o Linux, sistema operacional de código aberto, por sua vez, conta com o simpático mascote pinguim. Segundo, o inventor do sistema, Linus Torvalds, a escolha foi feita para mostrar a face amigável e divertida do sistema, as mesmas qualidades que via no animal.


5- Qual a origem da palavra “robô”?


A palavra e o conceito vieram antes do robô propriamente dito. Trazendo reflexões sobre o seu tempo da era industrial e até mesmo prevendo um pouco do futuro, o termo “robô” apareceu na peça teatral Rossum's Universal Robots, em 1920. 

Escrita pelo filósofo, jornalista e escritor checo Karel Capek, uma empresa utilizava a biotecnologia para produzir trabalhadores em massa. Eles faziam o trabalho fabril dos humanos, mas sem alma nem emoções. Segundo o roteiro da peça, com o tempo o trabalho dos robôs dominará o mundo. 


Na realidade atual, não apenas robôs, mas Inteligências Artificiais e o chamado Big Data já dominam nosso cotidiano. Uma previsão certeira, não?

Neste artigo, você pode conhecer alguns fatos sobre o universo tecnológico e comunicacional, que estão tão presentes em nosso cotidiano que acabamos não questionando sobre sua origem e funcionalidade. 



Gostou desse conteúdo?

Continue acompanhando o Blog do Grupo SOITIC.

0800 707 5900 | soitic.com

www.facebook.com/soitic | www.instagram.com/gruposoitic linkedin.com/company/grupo-soitic