Como o Big Data está presente no nosso dia a dia

16/11/2020 - Entenda como nossa vida é diretamente influenciada pelos dados gerados na esfera digital

Muito além da tecnologia, a influência do Big Data já está ditando as mudanças que ocorrem em diversos setores de nossas vidas. 

Com o amplo acesso a smartphones, tablets e computadores, geramos uma imensidão de dados a cada segundo. Seja em publicações nas redes sociais, em pesquisas nos sites de busca ou em compras online. 

E essa quantidade colossal de dados precisa ser selecionada, organizada e analisada para que possa ser aplicada em novas soluções para o nosso cotidiano. 

Neste artigo, explicaremos o que é o Big Data e como ele vem sendo utilizado em diversas áreas da nossa realidade. Confira!


O que é Big Data?

O termo em inglês pode ser traduzido como “grandes dados” ou “megadados” e representa o esforço realizado para extrair informações relevantes do alto volume de dados que circulam no mundo digital. 

Trata-se de ir além da extração de dados, e sim dar significados a eles e pautar estratégias e ações. 

Segundo o livro “Big Data: o futuro dos dados e aplicações” (Saraiva, 2018), estima-se que a humanidade produz 29 terabytes de informação por segundo. Um volume tão grande de conteúdo exige tecnologias avançadas para o seu processamento. 

É disso que se trata o Big Data: um conjunto de tecnologias que têm como objetivo administrar a enorme quantidade de dados extraídos na velocidade certa para que sejam feitas análises em tempo real. 

São supercomputadores e softwares capazes de coletar, organizar, refinar e interpretar informações digitais e transformá-las em estratégias para negócios. 

O Big Data é caracterizado por 3 V’s:

- Volume: não se trata de dados individuais, mas sim de uma quantidade expressiva de informações coletadas, que possuem grande relevância para a tomada de decisões;

- Velocidade: os dados devem ser processados de forma quase instantânea, do contrário estaríamos sempre “correndo atrás do prejuízo”, já que a quantidade de dados gerada a cada momento é avassaladora;

- Variedade: com o Big Data, os dados podem (e devem) ser coletados de diversas fontes, mesclando diversos formatos e extraindo informações valiosas de cada um deles. 


Como o Big Data é utilizado pelas empresas?

Como dito anteriormente, o Big Data é utilizado para auxiliar na tomada de decisões das organizações, uma vez que permite compreender o cenário atual com mais assertividade e oferecer produtos e serviços cada vez mais relevantes para o consumidor.

Algumas vantagens da utilização dessa ferramenta são: 


Personalização de produtos e serviços

O grande volume de dados coletados nos permite compreender os hábitos e os comportamentos de nossos clientes, gerando insights que nos permitem criar produtos e serviços “sob medida” e que se adéquam às reais necessidades do público. 


Gestão eficiente de riscos e aumento da produtividade 

A análise dos dados coletados nos permite fazer previsões sobre o mercado, antecipando ameaças e possibilitando a eliminação dos riscos à empresa. 

Com uma melhor visão sobre o futuro, torna-se mais fácil adequar as estratégias e os processos produtivos à realidade, incrementando de forma expressiva a produtividade. 


Como o Big Data está presente em nossas vidas?

É fácil perceber que o Big Data pode ser utilizado em diversas áreas de nossas vidas. Algumas das principais são: 


Bancos

Além de analisar o comportamento dos clientes e traçar melhores soluções financeiras, o Big Data ajuda a detectar fraudes nas transações. 


Transporte/Trânsito

Permite um controle mais eficiente do tráfego nos grandes centros urbanos, evitando congestionamentos e identificando áreas de risco, o que ajuda a prevenir acidentes. 


Governo 

Os dados de uma nação inteira podem ser analisados de forma a pautar políticas públicas, como é o caso do Bolsa Família. 

O Big Data também é utilizado como ferramenta de combate à corrupção e à sonegação de impostos. 


Saúde 

O setor de saúde se beneficia do Big Data na medida em que o registro de todo o histórico médico do paciente facilita os diagnósticos de doenças, reduzindo os custos com exames e tratamentos desnecessários. 

Para as operadoras de saúde, as vantagens também são garantidas, uma vez que o acesso a informações como exames, consultas e procedimentos realizados se torna mais rápido e eficiente. 


Indústria

O Big Data auxilia na identificação de pontos de melhorias no processo produtivo, permitindo aperfeiçoar os produtos entregues ao consumidor. Também é possível identificar problemas na cadeia produtiva, como com os fornecedores, por exemplo. 


Redes Sociais e E-commerces

Não há como falar de Big Data sem citar as redes sociais. Afinal, o alto volume de dados compartilhados a cada segundo são uma excelente e valiosa fonte de informação sobre os interesses, hábitos e comportamento dos consumidores. 

Dessa forma, as mídias sociais são um ótimo canal para divulgação de produtos ou serviços de forma muito mais assertiva. 

Para as lojas virtuais, o princípio é o mesmo. E o efeito pode ser ainda mais positivo se a empresa aliar os dados coletados nas redes sociais com as informações de compras deixadas pelos usuários nos sites. 


Como visto ao longo deste artigo, o Big Data está presente em diversos aspectos de nosso cotidiano. Em breve, será impossível encontrar alguma área em que essa tecnologia não exercerá influência. 


O Grupo SOITIC tem a inovação como parte de seu DNA, por isso está sempre atento às novidades em todos os setores da economia. 


Conte com a gente para evoluirmos juntos!


    0800 707 5900 | soitic.com

www.facebook.com/soitic | www.instagram.com/gruposoitic linkedin.com/company/grupo-soitic