16/11/2020 - Entenda como nossa vida é diretamente influenciada pelos dados gerados na esfera digital
Muito além da tecnologia, a influência do Big Data já está ditando as mudanças que ocorrem em diversos setores de nossas vidas.
Com o amplo acesso a smartphones, tablets e computadores, geramos uma imensidão de dados a cada segundo. Seja em publicações nas redes sociais, em pesquisas nos sites de busca ou em compras online.
E essa quantidade colossal de dados precisa ser selecionada, organizada e analisada para que possa ser aplicada em novas soluções para o nosso cotidiano.
Neste artigo, explicaremos o que é o Big Data e como ele vem sendo utilizado em diversas áreas da nossa realidade. Confira!
O que é Big Data?
O termo em inglês pode ser traduzido como “grandes dados” ou “megadados” e representa o esforço realizado para extrair informações relevantes do alto volume de dados que circulam no mundo digital.
Trata-se de ir além da extração de dados, e sim dar significados a eles e pautar estratégias e ações.
Segundo o livro “Big Data: o futuro dos dados e aplicações” (Saraiva, 2018), estima-se que a humanidade produz 29 terabytes de informação por segundo. Um volume tão grande de conteúdo exige tecnologias avançadas para o seu processamento.
É disso que se trata o Big Data: um conjunto de tecnologias que têm como objetivo administrar a enorme quantidade de dados extraídos na velocidade certa para que sejam feitas análises em tempo real.
São supercomputadores e softwares capazes de coletar, organizar, refinar e interpretar informações digitais e transformá-las em estratégias para negócios.
O Big Data é caracterizado por 3 V’s:
- Volume: não se trata de dados individuais, mas sim de uma quantidade expressiva de informações coletadas, que possuem grande relevância para a tomada de decisões;
- Velocidade: os dados devem ser processados de forma quase instantânea, do contrário estaríamos sempre “correndo atrás do prejuízo”, já que a quantidade de dados gerada a cada momento é avassaladora;
- Variedade: com o Big Data, os dados podem (e devem) ser coletados de diversas fontes, mesclando diversos formatos e extraindo informações valiosas de cada um deles.
Como o Big Data é utilizado pelas empresas?
Como dito anteriormente, o Big Data é utilizado para auxiliar na tomada de decisões das organizações, uma vez que permite compreender o cenário atual com mais assertividade e oferecer produtos e serviços cada vez mais relevantes para o consumidor.
Algumas vantagens da utilização dessa ferramenta são:
Personalização de produtos e serviços
O grande volume de dados coletados nos permite compreender os hábitos e os comportamentos de nossos clientes, gerando insights que nos permitem criar produtos e serviços “sob medida” e que se adéquam às reais necessidades do público.
Gestão eficiente de riscos e aumento da produtividade
A análise dos dados coletados nos permite fazer previsões sobre o mercado, antecipando ameaças e possibilitando a eliminação dos riscos à empresa.
Com uma melhor visão sobre o futuro, torna-se mais fácil adequar as estratégias e os processos produtivos à realidade, incrementando de forma expressiva a produtividade.
Como o Big Data está presente em nossas vidas?
É fácil perceber que o Big Data pode ser utilizado em diversas áreas de nossas vidas. Algumas das principais são:
Bancos
Além de analisar o comportamento dos clientes e traçar melhores soluções financeiras, o Big Data ajuda a detectar fraudes nas transações.
Transporte/Trânsito
Permite um controle mais eficiente do tráfego nos grandes centros urbanos, evitando congestionamentos e identificando áreas de risco, o que ajuda a prevenir acidentes.
Governo
Os dados de uma nação inteira podem ser analisados de forma a pautar políticas públicas, como é o caso do Bolsa Família.
O Big Data também é utilizado como ferramenta de combate à corrupção e à sonegação de impostos.
Saúde
O setor de saúde se beneficia do Big Data na medida em que o registro de todo o histórico médico do paciente facilita os diagnósticos de doenças, reduzindo os custos com exames e tratamentos desnecessários.
Para as operadoras de saúde, as vantagens também são garantidas, uma vez que o acesso a informações como exames, consultas e procedimentos realizados se torna mais rápido e eficiente.
Indústria
O Big Data auxilia na identificação de pontos de melhorias no processo produtivo, permitindo aperfeiçoar os produtos entregues ao consumidor. Também é possível identificar problemas na cadeia produtiva, como com os fornecedores, por exemplo.
Redes Sociais e E-commerces
Não há como falar de Big Data sem citar as redes sociais. Afinal, o alto volume de dados compartilhados a cada segundo são uma excelente e valiosa fonte de informação sobre os interesses, hábitos e comportamento dos consumidores.
Dessa forma, as mídias sociais são um ótimo canal para divulgação de produtos ou serviços de forma muito mais assertiva.
Para as lojas virtuais, o princípio é o mesmo. E o efeito pode ser ainda mais positivo se a empresa aliar os dados coletados nas redes sociais com as informações de compras deixadas pelos usuários nos sites.
Como visto ao longo deste artigo, o Big Data está presente em diversos aspectos de nosso cotidiano. Em breve, será impossível encontrar alguma área em que essa tecnologia não exercerá influência.
O Grupo SOITIC tem a inovação como parte de seu DNA, por isso está sempre atento às novidades em todos os setores da economia.
Conte com a gente para evoluirmos juntos!
0800 707 5900 | soitic.com
www.facebook.com/soitic | www.instagram.com/gruposoitic linkedin.com/company/grupo-soitic