E-learning: o que é e como funciona

30/09/2021 - Conheça mais sobre o método de ensino que é fruto da transformação digital e evoluções na educação

E-learning, abreviação de electronic learning, é uma forma de educação a distância que emprega recursos eletrônicos (principalmente audiovisuais) para promover o aprendizado. É um dos métodos utilizados aqui no Grupo SOITIC em basicamente todas as soluções.

Continue a leitura para saber mais sobre essa forma de ensino e aprendizado: 


 Transformação da educação e e-learning

Com a transformação digital, o modo de ensinar e aprender também se transformou para acompanhar as mudanças do mundo e da sociedade. Houve - e ainda há - uma evolução na forma de se adquirir conhecimento, com novas ferramentas para se obter informações, graças à tecnologia. 

A partir de websites, e-mails, fóruns, aplicativos de mensagens instantâneas e videoconferências, o e-learning permite não apenas o envio de conteúdos ao aluno, mas também a possibilidade de interação. O estudante pode comentar, tirar dúvidas, ser avaliado e se comunicar com colegas e professores. 

Para isso, ele precisa ter acesso a um ambiente virtual de aprendizagem, onde é reunido todo o conteúdo que compõe o curso realizado por meio de e-learning. 

Essa nova modalidade de aprendizagem tem crescido e se popularizado por sua praticidade e eficiência. Há uma flexibilidade de tempo e espaço, para que aluno e professor possam interagir a qualquer momento e de qualquer lugar, precisando apenas ter acesso à Internet. 


E-learning e EAD: qual a diferença?

O termo Ensino a Distância (EAD) se refere a um conjunto de técnicas de ensino no qual professor e aluno estão em ambientes diferentes. Portanto, o e-learning é um tipo de EAD.  

De acordo com o Ministério da Educação (MEC):

“Educação a distância é a modalidade educacional na qual alunos e professores estão separados, física ou temporalmente e, por isso, faz-se necessária a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação. Essa modalidade é regulada por uma legislação específica e pode ser implantada na educação básica (educação de jovens e adultos, educação profissional técnica de nível médio) e na educação superior.”


Vantagens do e-learning

Investir no e-learning agrega inúmeros benefícios para professores e alunos, além de instituições de ensino e empresas. 

Alguns desses benefícios são: 

  • Custo menor para o aluno, já que não é necessário gastar com transporte ou materiais físicos;

  • Coloca o estudante como protagonista, já que ele pode fazer seu próprio calendário e seguir seu próprio ritmo de estudos, trazendo também uma autonomia ao mesmo;

  • Acesso às aulas de qualquer lugar que tenha acesso à Internet;

  • Para empresas, proporciona aprendizado aos colaboradores de forma rápida e prática, seja em forma de cursos, atualizações de sistemas etc.


Em decorrência dessas e outras vantagens, esse formato de ensino tem sido adaptado para o universo corporativo, possibilitando a amplificação de qualificações e aperfeiçoamento de competências dos colaboradores. Como citado anteriormente, o Grupo SOITIC aplica esse conceito em todas as suas empresas

Vamos evoluir juntos!


0800 707 5900 | soitic.com

www.facebook.com/soitic | www.instagram.com/gruposoitic 

linkedin.com/company/grupo-soitic