Relacionamento com o cliente: um dos setores mais importantes de sua empresa

17/06/2021 - Entenda como melhorar a sua relação com o seu cliente através desse setor que é pouco explorado por muitas empresas.

Entenda o que são e como aplicar as medidas de relacionamento com o cliente no seu negócio.

O sucesso para o bom desenvolvimento de uma empresa é construir uma boa relação com o seu cliente. É importante que uma corporação invista tempo e esforços para criar uma comunicação eficaz e duradoura com o seu colaborador. 

Para o consumidor, um dos aspectos essenciais no momento da compra de um serviço é o suporte que a empresa oferece. Por isso, é preciso que as organizações passem a oferecer um atendimento exclusivo e personalizado ao cliente, para que isto resulte em uma experiência única para ele.

Quer entender melhor como funciona o relacionamento com o cliente e como desenvolvê-lo melhor? Continue lendo esse artigo e confira!


Você já conhece a gestão de relacionamento com o cliente?

A gestão de relacionamento com o cliente compreende as diretrizes, as estratégias, as práticas, os princípios e as tecnologias que são utilizados no processo de comunicação com o colaborador.

Através da gestão, é possível que a empresa entenda qual é o perfil do seu cliente e, a partir de então, desenvolva um atendimento personalizado para ele. Desse modo, torna-se possível compreender melhor tanto as dores quanto os desejos do consumidor. 


Como é dividido o relacionamento com o cliente?

Existem diversos níveis que o relacionamento com o cliente pode atingir. Isto vai depender de diversos fatores, principalmente o tempo e o esforço dedicados para a construção e manutenção dessa relação. 

Então, confira a seguir alguns níveis que esse relacionamento pode alcançar.


Nível 1 - Básico.

No primeiro nível de relacionamento, a empresa se preocupa principalmente com a venda dos seus produtos e serviços. Nesse estágio, não há o foco em entender as necessidades do cliente, mas sim em fechar as vendas. Esse nível é incompleto, pois carece de uma atenção maior ao consumidor.


Nível 2 - Intermediário.

Nessa etapa, uma primeira venda já foi realizada. É nesse momento que a empresa compartilha o seu contato com o cliente e coloca-se à disposição. Esse período é mais desejável do que o nível básico de relacionamento, mas ainda continua sendo incompleto. Isto porque o ideal seria atingir um patamar em que a empresa busca atender o cliente e resolver seus problemas. Entretanto, nesse ponto, o principal objetivo ainda é vender.


Nível 3 - Avançado.

Esse é o momento em que entra o pós-venda. Nesse terceiro nível, busca-se saber a opinião do cliente sobre o produto, o nível de satisfação e se algo pode ser melhorado. O problema é que muitas empresas param por aqui, ao invés de utilizar de fato as informações fornecidas pelo cliente para oferecer um atendimento personalizado, ou até mesmo melhorar a qualidade do seu serviço prestado.


Nível 4 - Proativo.

Quando a empresa tem um relacionamento proativo com o seu cliente, ela busca entrar em contato constantemente com ele. Há a preocupação em descobrir se o consumidor precisa de algo. Porém, apesar do contato ser mais frequente do que o nível avançado, ainda falta um momento em que a empresa busque entender as necessidades do cliente através dos dados fornecidos por ele e, então, tomar decisões pautadas nele.


Nível 5 - Ideal.

Essa é a melhor forma de se relacionar com um cliente que uma empresa pode ter. Isto porque, aqui, todo o trabalho desenvolvido nos níveis anteriores é convertido em estratégias que são utilizadas para mostrar que a organização realmente entende o seu cliente. Além disso, a empresa busca expor que está procurando as melhores soluções para os problemas dele.


Dicas para construir um bom relacionamento com o cliente.

Agora que você já entendeu quais são os níveis que um relacionamento pode atingir, é importante pensar quais são as práticas que podem ser incorporadas para manter uma boa relação com o seu colaborador.


Ser extremamente pontual.

É essencial estar sempre pronto para atender o cliente. Os negócios estão cada vez mais rápidos, por isso é importante não deixar os colaboradores esperando por muito tempo. A pontualidade é um fator que influencia diretamente na relação com ele, portanto, esteja sempre disponível para atender o seu cliente.


Mensurar a satisfação do cliente.

Como mencionado anteriormente, perguntar a opinião do cliente sobre o seu produto ou serviço prestado irá aproximar vocês. O cliente se sentirá ouvido e amparado, enquanto você adquire informações para melhorar o seu atendimento e o seu produto ou serviço.


Entender o comportamento do seu cliente.

Para criar relacionamentos reais e de longo prazo, é necessário mostrar que você entende realmente a essência do seu cliente. Este é o motivo porque entender o comportamento do colaborador é uma tarefa tão importante. Uma boa alternativa é criar uma persona de acordo com todos os dados que você recolher dele. 


Ser empático e realizar um atendimento mais humano.

Sempre coloque-se no lugar do seu cliente ao atendê-lo. A maneira como uma instituição se comunica com o seu colaborador influencia na forma como ele enxerga a empresa e, consequentemente, em como a relação dos dois irá prosseguir.


Se você compreender os níveis de relacionamento que um cliente pode encontrar-se e passar a incorporar as atitudes adequadas através do seu setor de relacionamento, temos certeza que a sua relação com o seu colaborador vai crescer significativamente.


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