Consultoria empresarial: o que é e quais são os benefícios

26/05/2021 - Entenda mais sobre esse tipo de serviço e descubra como ele pode ajudar sua empresa a potencializar seus resultados.

Para aumentar a eficiência de uma organização e entregar soluções com agilidade e precisão, é preciso mapear a sua situação atual, a fim de identificar pontos de melhoria e traçar possíveis planos de ação. É nesse sentido que as consultorias empresariais atuam, auxiliando os gestores na tomada de decisões para alcançar seus objetivos estratégicos. 

Existem diversos tipos de consultoria, todos eles com a finalidade de promover o desenvolvimento e o crescimento das companhias. 

Quer entender mais sobre o assunto e descobrir quais são os benefícios da consultoria empresarial? Continue a leitura e confira!

 

O que é consultoria empresarial?

A consultoria empresarial é um serviço que tem o propósito de identificar as dificuldades e os pontos de melhoria da organização, orientando os gestores para uma abordagem mais eficiente e competitiva. 

Segundo o SEBRAE, a consultoria tem como propósito levantar as necessidades da companhia, identificar soluções e recomendar ações de melhoria. Tudo isso por meio da ferramenta de diagnóstico.  

A consultoria oferece uma visão externa e imparcial do negócio, o que permite o reconhecimento de gargalos que os gestores dificilmente enxergam, por estarem diretamente envolvidos. 


Tipos de consultoria empresarial

Assim como existem diversos setores e departamentos em uma empresa, existem diferentes tipos de consultoria, cada uma especializada em um aspecto dos negócios. 

A seguir, confira os principais tipos de consultoria empresarial:


Consultoria financeira

Nesse tipo de consultoria, o foco são os resultados financeiros da empresa. Desta forma, o consultor (ou empresa de consultoria) irá mapear o cenário interno e externo do negócio e criar estratégias para melhorar o fluxo de caixa. 

Portanto, o objetivo da consultoria financeira é tornar as empresas mais lucrativas e com maior potencial para investimentos. 


Consultoria comercial 

Para empresas que desejam obter melhores resultados em suas vendas ou que apresentam dificuldades nesse setor, a consultoria comercial pode ser uma boa ideia. O serviço ajudará na identificação dos pontos de melhoria e irá orientar a organização sobre como colocar em prática as estratégias necessárias. 


Consultoria em documentação 

Para que as informações estratégicas da organização sejam acessadas rapidamente, é necessária uma boa gestão documental. Isso porque as informações relevantes servem para pautar as tomadas de decisão, aumentando a produtividade e sinergia das ações cotidianas. 

Contar com uma consultoria nesse setor é importante, pois será feito um diagnóstico dos processos documentais, revelando lacunas e propondo soluções práticas para esses problemas. 


Consultoria em comunicação 

Na consultoria de comunicação, o foco é melhorar o relacionamento da empresa com os seus públicos interno e externo. Assim, são analisados os canais de comunicação utilizados pela companhia, de forma a diagnosticar as dificuldades e os pontos de melhoria. 

Com esse tipo de consultoria, espera-se melhorar a gestão do relacionamento com funcionários, fornecedores, parceiros e clientes, posicionando a empresa de forma estratégica no mercado. 

Para empresas que pretendem iniciar sua participação digital ou desejam melhorar sua atuação nessas mídias, a consultoria em comunicação pode ajudar a melhorar as vendas e a imagem da empresa, atraindo novos clientes e engajando a audiência.


Consultoria em Recursos Humanos 

Esse tipo de consultoria permite avaliar o quadro de funcionários da empresa e analisar as práticas implementadas para recrutamento, seleção e retenção de talentos. O consultor dessa área será responsável por sugerir novas estratégias para contratação e para relacionamento com os funcionários da empresa, de modo a construir uma equipe engajada e alinhada à cultura organizacional. 


Benefícios da consultoria empresarial 

Ao contratar um serviço de consultoria, é esperado que o consultor leve todo o seu conhecimento técnico para dentro da organização, apontando as práticas e as mudanças necessárias para que a empresa alcance os seus objetivos a curto, médio e longo prazo. 

A seguir, confira as principais vantagens de contar com uma consultoria empresarial:

  • Olhar externo, imparcial e crítico sobre o cenário atual da empresa, identificando detalhes que passam muitas vezes despercebidos pelos gestores e funcionários;

  • Melhoria na tomada de decisões, visto que o embasamento e a orientação adquiridos na consultoria poderão ser aplicados continuamente, conduzindo o negócio mais estrategicamente;

  • Atualização dos processos e práticas gerenciais, de modo que a empresa consiga sobreviver e crescer em um mercado tão competitivo; 

  • Aumento da produtividade, visto que as melhorias implementadas a partir da consultoria fazem com que os funcionários se sintam mais engajados com a organização, o que impacta diretamente nos seus resultados. 


Neste artigo, falamos sobre como o serviço de consultoria empresarial pode auxiliar os gestores a alcançarem melhores resultados, analisando os seus processos e identificando os pontos de melhoria. 

No Grupo SOITIC, temos a CONGESTIC, uma empresa de consultoria, que atua com eficiência nas áreas de Produção, Comunicação, Comércio, Documentação, Recursos Humanos, Contabilidade, Financeiro, Assistência, Educação e Sistemas.

Conte conosco para romper limites e transformar o seu ambiente de negócios de forma responsável e inteligente, por meio de soluções que otimizam rotinas, aumentam receitas, reduzem custos e trazem mais qualidade de vida a todos. 

Conte conosco para evoluirmos juntos!


0800 707 5900 | soitic.com

www.facebook.com/soitic 

 www.instagram.com/gruposoitic linkedin.com/company/grupo-soitic