5 dicas que podem contribuir para organização do seu trabalho

23/02/2021 - Entenda como otimizar sua rotina e aumentar sua produtividade com passos simples

Se você está em regime de home office ou está trabalhando presencialmente, sabe que manter uma rotina organizada faz toda a diferença em sua produtividade e motivação. 

Mas nem sempre paramos para analisar o que pode ser feito para otimizar o tempo e manter organizados o nosso espaço físico e nossas demandas. 

Se o dia a dia atribulado não nos deixa tempo para ordenar as prioridades, logo estaremos enfrentando uma bola de neve nada favorável para nossa eficiência no trabalho. 

Sabendo disso, preparamos este artigo com 5 dicas que podem contribuir para a sua organização no trabalho. Confira!


Arrume sua mesa 

O primeiro passo para uma rotina de trabalho mais efetiva é simples: mantenha sua mesa organizada. 

Antes de iniciar suas atividades, deixe tudo em seu devido lugar: jogue fora os papéis que não usará mais, guarde os documentos em um local adequado, junte as canetas em um porta-treco… o importante é deixar o ambiente livre e arrumado para começar. 

Trabalhar em um local limpo e organizado faz toda a diferença para a nossa produtividade!


Planeje seu dia 

Antes de começar a colocar a mão na massa, é preciso saber quais tarefas deverão ser executadas durante o dia. Por isso, faça uma lista com tudo o que precisa ser feito, organizando as demandas por prioridade e estabelecendo um tempo para cada uma delas. 

Dessa forma, você será capaz de otimizar o seu tempo e realizar os afazeres com mais calma, sem se deixar intimidar com os trabalhos que vão chegando. 


Realize uma tarefa de cada vez 

Além de elaborar uma lista com as demandas do dia (ou da semana), é importante ficar atento para não fazer muita coisa ao mesmo tempo. 

Além de nos deixar mais cansados, essa prática pode colocar em jogo a qualidade do nosso trabalho, gerando atrasos, confusões e até mesmo refação. 


Paute suas reuniões 

As reuniões são muito importantes para o alinhamento entre a equipe, mas é inegável que muitas vezes elas acabam por tomar muito mais tempo do que o necessário. 

Por isso, para que a conversa não saia do controle, é preciso planejar os temas das reuniões e o seu tempo de duração. Assim, elas ganharão mais fluidez e os principais tópicos serão abordados, sem o risco de esquecer nenhum assunto importante. 


Use a tecnologia a seu favor

Existem softwares e aplicativos pensados para auxiliar na organização do ambiente de trabalho, tais como Asana e Trello, que permitem acompanhar o workflow (fluxo de trabalho) com maior facilidade. 

Nas empresas do Grupo SOITIC, contamos com uma ferramenta própria para o registro das atividades: o Atitudes em Meta (AM), uma solução versátil e inteligente que gerencia as informações de seu ambiente de negócio em tempo real. 


Neste artigo, você pôde conferir algumas dicas para organizar sua rotina no trabalho e otimizar o seu tempo. Assim, você irá aumentar a sua produtividade e se sentirá cada vez mais motivado

As soluções do Grupo SOITIC ajudam você e sua equipe a obter mais agilidade e precisão na realização de tarefas. Conte com a gente para evoluirmos juntos!



    0800 707 5900 | soitic.com

www.facebook.com/soitic | www.instagram.com/gruposoitic linkedin.com/company/grupo-soitic