5 tendências da área de saúde e tecnologia para 2021

27/01/2021 - Saiba quais serão as principais mudanças que os setores enfrentarão neste ano

Em meio à pandemia do novo coronavírus, algumas transformações foram iniciadas e outras tiveram seu processo acelerado. Certamente, um dos setores mais afetados foi o da saúde, que precisou se adaptar ao cenário desafiador e atípico com o auxílio da tecnologia. 

Em 2021, as mudanças continuarão a ocorrer e é preciso estar preparado para vivê-las, já que elas farão parte de nosso futuro e também do presente. 

Continue a leitura e confira 5 tendências que nos acompanharão nesse novo ano!


Telemedicina 

Não há como falar em tendências para a área de saúde sem citar a Telemedicina, que teve papel essencial durante a crise em 2020. 

Essa modalidade de atendimento permite a teleorientação, o telemonitoramento, a teleconsulta e a teleinterconsulta -  isto é, promove o cuidado em saúde de forma remota. 

Regulamentada desde março do ano passado, em caráter excepcional e temporário em virtude da pandemia, a prática pode se tornar cada vez mais utilizada, uma vez que o atendimento remoto rompe barreiras geográficas e permite o acolhimento de pacientes que morem afastados dos grandes centros médicos urbanos, desde que possuam acesso à internet. 

É importante destacar que a Telemedicina deve ser exercida através de plataformas próprias, que proporcionam toda a privacidade e segurança aos usuários, tanto de médicos quanto de pacientes. 


Inteligência Artificial 

O uso da Inteligência Artificial (IA) em diversos setores tem sido uma grande promessa para a otimização dos processos e o aumento da produtividade. 

Na área da saúde, isso não poderia ser diferente. Aplicativos e ferramentas de IA, análise preditiva, diagnóstico médico e documentação clínica são cada vez mais procurados, aprimorando a experiência dos pacientes e otimizando o fluxo de trabalho dos médicos e outros profissionais da saúde. 


Big Data

Para construir sistemas de Inteligência Artificial, é necessário possuir um banco de dados acessível e abrangente. 

Por esse motivo, cada vez mais empresas da área de saúde (e até mesmo hospitais) têm investido no chamado Big Data e no chamado data driven, uma cultura organizacional baseada em dados. 

Registros eletrônicos de saúde tornam-se cada vez mais comuns e serão o combustível para a inovação na década que se inicia. 


Automação dos processos

Com a pandemia da Covid-19, surgiu a necessidade de se oferecer atendimento rápido e com o mínimo de contato físico possível aos pacientes. Nesse cenário, tanto a Telemedicina quanto as ferramentas de automação de processos se destacaram como práticas a serem adotadas pelos profissionais.

Softwares pensados para facilitar a gestão clínica ou hospitalar são uma tendência forte para 2021, visto que analisam o fluxo de dados para criar agendas personalizadas, prontuários eletrônicos, gestão financeira e outros aspectos que permitem entregar uma experiência positiva aos pacientes. 


LGPD 

Como pôde ser visto nas tendências citadas anteriormente, o tratamento de dados digitais sobre os pacientes e os processos realizados em unidades de saúde já é uma realidade. 

Nesse sentido, é imprescindível que gestores, médicos, enfermeiros e outros profissionais adotem uma postura que vise preservar a segurança e a privacidade dos usuários. Em outras palavras, clínicas e hospitais devem estar adequados aos preceitos da Lei Geral de Proteção de Dados. 

Em vigor desde setembro de 2020, a nova legislação prevê a proteção aos dados sensíveis dos usuários, ou seja, todas as informações que permitem identificar os indivíduos, especialmente aquelas que dizem respeito à sua condição de saúde. 


É o momento de transformar a maneira como entregamos saúde. É o momento de evoluir e simplificar os processos, proporcionando uma experiência satisfatória para todos os envolvidos. 

As áreas da saúde e da tecnologia sempre estiveram intimamente ligadas, mas a tendência é que essa relação se fortaleça ainda mais. 

As soluções do Grupo SOITIC ajudam a ampliar seus serviços em saúde, oferecendo mais agilidade e precisão a todos. 

Conte com a gente para evoluirmos juntos!



0800 707 5900 | soitic.com

www.facebook.com/soitic | www.instagram.com/gruposoitic linkedin.com/company/grupo-soitic