Engrenagens para o sucesso: a importância da integração dos processos para sua empresa

30/11/2020 - Entenda porque as organizações devem contar com ferramentas de integração de setores e processos

A transformação digital é uma realidade para todos nós, especialmente para as empresas que buscam otimizar seus recursos e seu tempo. 

Nesse cenário, as pequenas e médias empresas passaram a notar a existência da demanda por sistemas de informação que permitem a integração dos processos internos, visando garantir agilidade e confiabilidade. 

Neste artigo, explicamos os motivos pelos quais todas as organizações devem investir em ferramentas de integração - independentemente do seu porte. Confira!


Modernizar a gestão é pensar os processos como engrenagens

No passado, cada departamento e seus processos eram vistos de forma isolada, seguindo um modelo cartesiano de divisão de tarefas. Cada setor se preocupava apenas com as suas responsabilidades, sem considerar o todo da organização. 

No entanto, se os setores não dialogam entre si, suas ações podem ser contraproducentes e perder a sinergia que os processos exigem. Dessa forma, o atendimento ao cliente final também pode ser prejudicado. 

Atualmente, alguns gestores compreendem que os departamentos da organização não são unidades independentes que funcionam com regras próprias. Como indica o nome, existe um processo a ser realizado. E esse processo deve cumprir etapas para ser executado da melhor forma. 

Nesse sentido, é preciso pensar os processos internos como engrenagens, mecanismos que dependem uns dos outros para funcionar corretamente. O setor de atendimento ao cliente não pode prestar um bom serviço se o setor de produção apresenta problemas, por exemplo. 

Se uma engrenagem para de funcionar, todo o sistema para junto. Essa deve ser a lógica aplicada à gestão moderna. 



Vantagens da integração dos processos e setores

Utilizar a estratégia de integração dos processos da organização pode contribuir para a otimização da sua performance, além de engajar a equipe e melhorar a imagem junto aos clientes finais. 

Dentre outros benefícios de se pensar os processos como engrenagens que se complementam, podemos citar:


Acompanhamento em tempo real das ações

Com a utilização de ferramentas de TI que promovem a integração, o gestor tem maior confiabilidade nas informações. Dessa forma, pode acompanhar em tempo real os gastos em cada etapa, seus ganhos, a situação do estoque, entre outros. 

Assim, não é preciso esperar o fim do mês para detectar um problema, identificando os gargalos no momento em que ocorrem e ganhando poder de reação, o que diminui os impactos negativos.


Maior controle do fluxo de caixa

Se o fluxo de caixa estiver atualizado em tempo real, a empresa pode ganhar mais poder de negociação, pagando juros menores se o saldo for negativo ou negociando taxas mais rentáveis se o saldo for positivo. 

Além disso, com maior controle de caixa, é possível reduzir a quantidade de aportes, minimizando gastos desnecessários por parte dos gestores. 


Alinhamento da estratégia comercial 

Com a equipe de vendas informada a respeito da situação da organização, as estratégias tornam-se mais efetivas. Isso porque os vendedores saberão até onde podem ser “agressivos”, entendendo os limites para uma negociação. 

Por exemplo, se os gestores souberem que já atingiram o ponto de equilíbrio, podem adotar táticas mais competitivas e assertivas de vendas. 


Como está o processo de integração da sua empresa?

Segundo o portal administradores.com.br, a incorporação de recursos tecnológicos para a integração dos processos pode ser um fator de diferenciação e manter padrões de competitividade, mas apenas 15% das pequenas empresas e 60% das grandes corporações utilizam essas ferramentas. 

Apesar de indicar uma deficiência, esse fato representa uma grande oportunidade para as organizações, visto que a integração dos processos pode garantir um acréscimo da rentabilidade de 2% em um período de 12 meses. 

Além de otimizar resultados, a utilização desses recursos pode preparar a sua empresa para atender melhor às expectativas de consumidores cada vez mais exigentes. 

No Grupo SOITIC, aliamos o conhecimento e as pessoas às Tecnologias da Informação e Comunicação, oferecendo soluções para auxiliar na integração dos processos da sua empresa. 

Quer saber mais sobre nossos serviços? Entre em contato com nossos consultores e entenda como podemos transformar os processos em engrenagens para o sucesso. 


Conte com a gente para evoluirmos juntos!



    0800 707 5900 | soitic.com

www.facebook.com/soitic | www.instagram.com/gruposoitic linkedin.com/company/grupo-soitic